Rodrigo Marconi é compositor, musicólogo e professor carioca.
.
É bacharel em composição musical pela Universidade Estácio de Sá (UNESA) onde teve a oportunidade de ser orientado pelos compositores Guilherme Bauer, João Guilherme Ripper e Tato Taborda; licenciado em Educação Artística com habilitação em Música pelo Conservatório Brasileiro de Música (CBM-CEU) e mestre em Musicologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) com a pesquisa “Tradição e Vanguarda nos Arranjos de Rogério Duprat para a Tropicália”. Estudou composição com Achille Picchi no “IV Festival Música das Esferas – Festival Internacional de Bragança Paulista” em 2011.
Suas obras foram tocadas em importantes festivais como a XVIII, XXII e XXIII ´Bienais de Música Brasileira Contemporânea’, 57º Festival Música Nova Gilberto Mendes, os ‘Panoramas da Música Brasileira Atual’ (UFRJ), o ‘Festival Babel’ (Porto Alegre), nas séries ‘MUSIMAC’ (USP), ‘CBM Experimental’, ‘Festival Compositores de Hoje’, “Série Tendências” (UFRJ) ‘Série Compositores’ (UNI-RIO) entre outras por grupos como Quinteto Lorenzo Fernandez, Pan Ensemble, Quinteto Pierrot, Duo Adour, Madrigal Contemporâneo, Duo Santoro, Ensemble de Guitarras de Quito, Duo Traverso e por instrumentistas como Fabio Adour, Achille Picchi, Paulo Passos, Joaquim Abreu, Geisa Felipe, Ariane Petri, Ronal Silveira, Antônio Eduardo Santos, Pauxy Gentil Nunes.
O CD “Música Carioca de Concerto – Quinteto de Sopros”, gravado pelo Quinteto Lorenzo Fernandez e que inclui a sua composição “E o Desejo não Cessa de Desejar” foi considerado pela jornalista Camila Frésca, da Revista Concerto, como um dos mais relevantes do ano de 2015.
Foi um dos compositores contemplados com o ‘Prêmio FUNARTE de Música Clássica 2016’ com o trio “O Despertar da Intratável Realidade” para violino, violoncelo e piano, obra que teve sua estreia na XXII Bienal de Música Brasileira Contemporânea (2017).
Em 2018, lança seu primeiro CD, “Correspondências” com parte de sua produção composicional. Em 2024, lança seu segundo álbum: “Outros Eus”.
Atualmente, é professor de música e diretor da Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Penna.