Discografia

Outros Eus

O que leva um artista criar? Qual o seu estímulo? Para quê criar? Para quem? Será que a frase do poeta Ferreira Gullar, “A arte existe porque a vida não basta”, contempla todas essas questões? Seriam as diversas formas de arte uma necessidade humana de se comunicar e de se expressar? De colocar – ou criar – diferentes mundos no mundo?

Nesse processo criativo, o artista se conecta profundamente com que há de mais íntimo, deixando uma parte de si imortalizada em sua obra. É tão cristalino que chego a acreditar que as minhas composições como OUTROS EUS.

Elas ganham vida quando um instrumentista, como esses queridos e grandes músicos que fazem parte desse projeto, materializa a partitura em sons. O Ciclo se fecha quando esses sons vão ao encontro do ouvinte que também cria suas interpretações e leituras fazendo desses OUTROS EUS um pouco SEUS. 

Esses OUTROS EUS estão impregnadas de diálogos que ultrapassam os limites do espaço-tempo, encontros que só a arte é capaz de promover. A produção poética de  Cruz e Souza ( O Assinalado ) e Arthur Rimbaud ( Canção da Mais Alta Torre ), as leituras de mundo de  Paul Valéry ( Para os Olhos… a Nuca é um Mistério! ) os artistas surrealistas como André Breton, Luis Buñuel e Salvador Dali ( O Lado Mágico das Coisas ), as reflexões de Nietzsche sobre as tragédias gregas ( Apolo e Dionísio no Templo das Musas ), as conversas semanais com a flautista Odette Ernest Dias ( Eram Dias Grávidos de Sons e Poesia ), a criação estética dos compositores da Segunda Escola de Viena ( Os Três Rapazes de Viena ) e as outras formas de expressão artística como a fotografia ( Polaroids ) atravessam e nutrem a gestação das composições aqui apresentadas.

Nesses OUTROS EUS é onde me faço linguagem. É também a forma que eu encontrei de resistir e de re-existir.

Escute o álbum na sua plataforma preferida clicando no link abaixo:

https://tratore.ffm.to/outroseus

Correspondências

Corresponder. Corresponder a, corresponder ao, corresponder à, corresponder com, corresponder-se, co-responder… Correspondência. No campo das artes, correspondência significa, acima de tudo, diálogo. Diálogo que nas minhas composições atravessa o fantástico universo do poeta português Fernando Pessoa e seus heterônimos, a leitura de mundo do semiólogo francês Rolland Barthes, a postura política e artística do teatrólogo e poeta Berthold Brecht e uma infinidade de outras referências que interferem, contaminam e potencializam a minha música. Nesse sentido, a pintura, o cinema, a fotografia e, principalmente, o teatro, a literatura e a própria música fornecem um campo fértil de intercâmbio e de inspiração para as composições aqui apresentadas, onde a intertextualidade é a motivação, o ponto de partida e de chegada. Tem sido a forma que encontrei de me corresponder com o mundo.

Você pode adquirir o CD no link:

https://tratore.com.br/um_cd.php?id=14682

.

.

Música Carioca de Concerto – Quinteto de Sopros

A Música de Concerto no Brasil é fantástica! Historicamente temos músicos excelentes e atuantes e uma música tão vibrante que só não se apaixona quem não se deixa envolver. E o Rio de Janeiro sempre foi um dos principais centros dessa música no país. Nomes com Villa-Lobos, Guerra-Peixe, Francisco Mignone, entre muitos outros, tiveram sua principal atuação justamente nas terras cariocas. E hoje, como é a música feita na Guanabara? Tem particularidades? É diferente? O que está acontecendo? O CD “Música Carioca de Concerto – Quinteto de Sopros” traz uma pequena mostra desta música. Afinal, os compositores e os intérpretes envolvidos são atuantes e estão entre aqueles que povoam as salas de concerto e outros espaços alternativo onde a nossa música consegue entrar.

Reunimos neste trabalho 6 compositores de gerações diferentes (Ricardo Tacuchian, Sergio Roberto de Oliveira, Thiago Sias, Rudi Garrido, Azael Neto e Rodrigo Marconi), mas todos atuantes no Rio de Janeiro. E o Quinteto Lorenzo Fernandez, que vem nos últimos anos se firmando no cenário carioca, com prêmios e diversos concertos.

Ouçam, conheçam, deixem-se envolver! A Música é Carioca, mas o que ela desperta não tem fronteiras!

Sergio Roberto de Oliveira – Produtor

Você pode adquirir o CD no link:

https://tratore.com.br/um_cd.php?id=7918