Textos

Tradição e Vanguarda na obra Acrilírico de Caetano Veloso e Rogério Duprat

Rogério Duprat foi um compositor extremamente atuante na música brasileira em suas mais diversas vertentes: compôs música erudita, fez arranjos para música popular, trilhas sonoras para cinema e jingles publicitários. Este artigo faz um recorte do trabalho de Duprat na sua atuação como principal arranjador do movimento Tropicália, tendo como objetivo principal, a partir da análise da obra “Acrilírico”, de Caetano Veloso e do próprio Duprat, detectar em seus arranjos a utilização de ferramentas composicionais tanto tradicionais como de vanguarda.

Aqui está disponível o artigo.

Inter-relação entre texto, música e cena: uma pequena introdução

A inter-relação entre texto, música e cena existe há vários séculos. Acredita-se que é na Grécia Antiga, berço da cultura Ocidental (onde essa comunicação se limita), que essa intertextualidade se solidifica. Nosso ponto de partida é o teatro grego, passa pela criação da ópera, a Commedia Dell’Arte, a proposta da “obra de arte total” de Richard Wagner, as vanguardas européias, os happenings da segunda metade do século XX até os dias atuais.

A Antropofagia na canção “BATMAkUMBA” de Caetano Veloso e Gilberto Gil

Caetano Veloso afirmou, em entrevista a Augusto de Campos, que o Tropicalismo é um neo-Antropofagismo. A comunicação proposta visa, através da análise da canção Batmakumba, de Caetano Veloso e Gilberto Gil e gravada no primeiro LP do grupo “Os Mutantes”, a aplicação dos conceitos antropofágicos propostos por Oswald de Andrade em seu manifesto. Esses conceitos, inicialmente aplicados à construção poética da canção, são estendidos para o plano da composição musical, como na construção da melodia, da performance do grupo “Os Mutantes” e do arranjo escrito por Rogério Duprat.

Clique aqui para ler o artigo.

Tradição e Vanguarda nos arranjos de Rogério Duprat para a Tropicália

Rogério Duprat foi um compositor extremamente atuante na música brasileira em suas mais diversas vertentes: compôs música erudita, fez arranjos para música popular, trilhas sonoras para cinema e jingles publicitários. Esta dissertação faz um recorte do trabalho de Duprat na sua atuação como principal arranjador do movimento Tropicália, tendo como objetivo principal detectar em seus arranjos a utilização de ferramentas composicionais tanto tradicionais como de vanguarda. Para tanto se viu necessário uma discussão sobre o termo arranjo e sua aplicação em música popular, além de uma definição para os termos tradição e vanguarda.

Leia aqui a minha dissertação de mestrado.